Quinta-feira, 02 de novembro de 2023.
O Sporting CP entrou em campo para a sua estreia na Taça da Liga 2023/2024. Pela frente tinha um Farense que causou dificuldades no jogo realizado no Algarve a contar para o campeonato, com a turma de Alvalade a sair vitoriosa por 3-2.
O 11 inicial apresentado por Rúben Amorim apresentou algumas mudanças na equipa em relação ao último jogo, realizado no Estádio do Bessa. As alterações começaram logo na baliza, com o regresso à titularidade de Franco Israel e o restante setor defensivo também sofreu mudanças: Nuno Santos regressou à ala esquerda, Ricardo Esgaio manteve-se na direita e o trio de centrais foi composto por Matheus Reis, Diomande e St. Juste, que regressou à titularidade da equipa, apenas pela segunda vez na presente temporada. Uma das grandes surpresas desta equipa liderada por Rúben Amorim foi a presença de Gonçalo Inácio no meio campo, a funcionar como um "6", onde fez mais um jogo de grande qualidade, tendo já terminado a partida no trio de centrais, após as substituições realizadas pelo treinador leonino. No meio campo também foi titular Daniel Bragança, enquanto capitão de equipa, no apoio ao trio atacante composto por Trincão, Paulinho e Gyökeres.
A equipa do Sporting CP rapidamente quis mostrar ao que vinha para este encontro: procurava uma vitória mais tranquila do que a obteve diante do mesmo adversário a contar para a Liga.
E quem melhor para desbloquear um jogo, se não o omnipresente Viktor Gyökeres? O avançado sueco abriu o marcador ao minuto 24, após uma bela jogada, com destaque para o pormenor inicial de Francisco Trincão, onde começou a mostrar que de facto existe aquela técnica pela qual todos ansiamos ver com frequência. Um golo que, certamente, motivou a equipa do Sporting CP a ir em busca do segundo. Em nova investida atacante, a equipa de Alvalade beneficiou de uma grande penalidade, convertida pelo avançado sueco, bisando assim no encontro. O resultado ao intervalo era de 2-0.
O intervalo fez bem aos algarvios. O Farense entra na segunda parte com uma mentalidade algo diferente e chega mesmo ao golo ao minuto 49, por intermédio do ex-leão Mattheus Oliveira, com um remate potente de fora da área. Rapidamente os leões da capital perceberam que o golo sofrido poderia levar a um "descalabro", caso permitissem ao adversário manter a bola. Era importante para o Sporting CP restabelecer a vantagem de 2 golos e, numa jogada com alguma felicidade à mistura, Nuno Santos faz o 3-1 aos 56 minutos. Começava-se a montar uma vantagem confortável novamente. Os jogadores do Sporting CP foram mostrando muita qualidade com bola no pé, alguns lances de construção ou mais técnicos de encher a vista. Após a entrada de Pedro Gonçalves aos 55 minutos, para render St. Juste, o jogador português foi fazer dupla com Daniel Bragança, fazendo recuar Inácio para o setor defensivo. O médio leonino fez, aos 63 minutos de jogo, uma grande abertura à procura de Gyökeres, que puxou a bola para o melhor pé e com mais um grande golo completou o primeiro hat-trick de leão ao peito. Resultado de 4-1 para o Sporting CP ainda com cerca de 30 minutos (a contar com compensação) para se jogar. A equipa foi gerindo a posse de bola, o jogo e também o plantel, fazendo entrar Edwards, Neto, Coates e Essugo para as saídas de Gyökeres, Matheus Reis, Diomande e Bragança. Houve ainda tempo para o Farense reduzir o marcador, fixando-se o 4-2 no final do encontro.
Foi um encontro que mostrou bom futebol por parte do Sporting CP, com notas muito positivas para Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Trincão e Gyökeres. O único aspeto negativo que tiro deste encontro são os golos sofridos que têm sido em demasia na presente temporada, com 14 golos sofridos em 14 jogos oficiais.
A vitória e o resultado expressivo, facilitam assim os leões para poder chegar à final four da Taça da Liga.
Segue-se o encontro diante do Estrela da Amadora, a contar para a Liga Betclic, já no próximo domingo, em Alvalade.
Deixar uma última nota aos milhares de adeptos que marcaram presença no Estádio José Alvalade XXI, que apoiaram a equipa como sempre. Enormes!
Saudações Leoninas,
J.R.
Sem comentários:
Enviar um comentário