Primeiro "Trimestre" da Época



    Entramos agora em Novembro de 2023. A época está ainda longe de estar a meio mas começamos a perceber as capacidades e limitações da equipa para o que resta da temporada.
    
    Depois de um início promissor, ainda que com vitórias diante de Vizela, Casa Pia e Famalicão pela margem mínima, alguns dos jogadores do Sporting Clube de Portugal foram deixando uma boa sensação do que pode estar para vir até ao final da época.
    Seguiu-se um empate em Braga, mas facilmente regressámos às vitórias diante do Moreirense. temos ainda vitórias frente a Rio Ave, Farense, Arouca e Boavista. O percurso nas competições nacionais tem sido exímio, com 9 vitórias e 1 empate, contabilizando o jogo da Taça de Portugal frente ao Olivais e Moscavide. 
    Nas competições europeias, o Sporting CP já conheceu o sabor doce da vitória e os amargos do empate e da derrota. Para já esse percurso europeu tem deizado um bocadinho a desejar pelos resultados e exibições: vitória na Áustria por 2-1 diante do Sturm Graz no primeiro embate da Liga Europa. Seguiu-se uma derrota caseira frente a uma Atalanta avassaladora nos primeiros 45 minutos, onde conseguimos ser superiores na segunda parte, mas sem ser suficiente para, pelo menos, conseguir um ponto no final do jogo.

    Um aspeto muito negativo a tirar destes primeiros meses de competição tem sido a quantidade de golos sofridos. São já 12 golos sofridos em 13 jogos. Apenas conseguimos manter a baliza a "zeros" em 4 ocasiões: em casa diante do Famalicão, Moreirense e Rio Ave e no Estádio do Bessa, no último jogo realizado. Não é por falta de qualidade no setor defensivo que temos sofrido estes golos. Gonçalo Inácio e Diomande, dois jovens centrais que mostram, jogo a jogo, qualidade e potencial para poder chegar longe nas suas carreiras. Contamos também com o Capitão Coates, experiente e eficaz como nos tem vindo a habituar nas últimas épocas. Com pouca ou nenhuma utilização temos St. Juste, que infelizmente passa muito tempo no departamento médico; Eduardo Quaresma que, mesmo após uma pré-época promissora, não tem tido grande aposta e Neto, com apenas uma titularidade na Taça de Portugal e mais uns poucos minutos jogados no campeonato. Na baliza tem sido mais utilizado o experiente António Adán, ainda que Franco Israel já conte com duas titularidades consecutivas, uma delas na Liga Europa.

    O nosso aspeto mais positivo vem, sem dúvida, do ataque. Aquela que é a contratação mais cara da história do Sporting CP tem vindo a revelar-se como um membro essencial à equipa. Claro que falo de Viktor Gyökeres. O avançado sueco não é só golos. Toda a sua capacidade física permite-lhe jogar um jogo completo onde consegue fazer sprints nos minutos finais como se fossem no início da partida. Visão de jogo, capacidade de drible e de receção de bola. Um craque que foi caro e, no entanto, já nos está a sair barato. Contamos ainda com um Paulinho a lutar pelo lugar na equipa, onde já conseguiu igualar o número de golos na liga que fez em toda a época passada. Outros jogadores como Pedro Gonçalves, Marcus Edwards ou Nuno Santos são o chamado "mais do mesmo". Do aparecimento repentino de um, à irreverência de outro e ainda com a Garra do Nuno, são jogadores muito constantes na equipa e, em geral, com exibições de qualidade mesmo que por vezes não dêm tanto nas vistas dos espetadores.

    Em suma, podemos sonhar! Há que "limar" umas arestas na equipa, mas temos qualidade para poder lutar e atingir os objetivos que todos queremos. Muito ainda está para vir e, todos juntos, fazemos a diferença. Jogo a Jogo, Lado a Lado.

Saudações Leoninas,

J.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Benfica 2-1 Sporting CP - Liga Portuguesa

  Domingo, 05 de novembro de 2023     Após a consolidação do segundo lugar do Grupo D da Liga Europa frente aos polacos do Raków na passada ...